Nossa Senhora do Monte. É paroquial e, como o seu título indica, está colocado a E. da freguesia, no cume do monte mais elevado dela, que é a extermidade da serra de Alvarenga. Em 1694 ( L.º dos cap. desta freguesia ), estava muito arruinada, indício da sua muita antiguidade. É dilatado e surpreendete o panorama que de ali se goza: vê-se a freguesia, que lhe serve de pedestal, e com suas muitas leiras como que forma os degraus daquele majestoso e imponente trono; vê-se toda a extensão que medeia de ali até á cidade do Porto e o mar na costa da Foz do Douro, a O. , o que tudo, apesar dos seus 70 ou mais kilómetros, muito se distingue em dias claros. Por ser o local muito exposto aos vendavais, tornou-se indispensável construir segunda parede por fora da primeira, elevando-se acima desta e colocar-lhe outras coberturas. Há ali todos os anos um jubileu antiguíssimo a 7 de Setembro e afestividade no dia seguinte, concorrendo muita gente desta freguesia e das circum-vizinhas. A imagem da Virgem-Mãe é uma das mais lindas que temos visto.
Espaço Internet inaugurado no dia 29 de Novembro de 2006, onde o público em geral e as associações recreativas poderão "ligar-se" a todo o mundo. Este espaço está aberto numa das salas do antigo edifício jornal jovem.
Saiba Mais...
Fenómeno de granitização único no país e raríssimo no mundo inteiro. Trata-se de um afloramento granítico que tem incrustados nódulos envolvidos por uma capa de biotite em forma de disco biconvexo os quais, por efeito da erosão, se soltam da pedra-mãe - daí a denominação de "parideiras" - Situa-se em plena Serra da Freita, nas imediações do lugar da Castanheira-Arouca.
Animais criados em liberdade pelas encostas serranas, alimentados à base da vegetação natural que recobre essas encostas, facto que confere à sua carne, deliciosamente tenra, um inigualável sabor.Esta carne está reconhecida com a denominação de origem protegida e está certificada desde finais de Dezembro de 1998.
<< Home