Páginas

quinta-feira, outubro 19, 2006

Ponte de Alvarenga do séc. XVIII


A ponte de Alvarenga foi começada a ser construída por volta do ano de 1770, ficando concluída em 1791. É provável que tivesse existido uma outra ponte no local onde se encontra a actual construção que remonta ao séc. XVIII. A actual obra foi mandada construir por alvará de D. Maria I, de 15 de Fevereiro de 1791. Os custos importaram em 3.300 reis. Foi determinante na execução desta obra, o facto de um prelado Lamecense, D. Manuel de Vasconcelos Pereira, ter estado em risco de morrer afogado quando tentava atravessar nesse mesmo local do rio numa barca e esta se virou devido as condições do caudal do rio que estava em cheia, no local onde viria a ser edificada a actual construção. A ponte apresenta uma altura de cerca de 20,80m e é em cantaria, tem 2 arcos de volta inteira, sendo o maior destinado ás aguas do rio e o outro para os pescadores. A extensão do vão do primeiro é de 16,40m e do segundo 2,50m. O comprimento total da ponte é de 42 metros e a largura da plataforma da faixa de rodagem 4,33m. Estabelece a ligação entre Arouca e Alvarenga

O Rio Paiva nasce na Serra de Leomil. Desagua no Rio Douro, no lugar do Castelo.
O Rio Paiva passa na freguesia de Alvarenga, por entre montanhas verdejantes de grande beleza. Tem umas pequenas praias da Paradinha e o Areinho – onde podemos tomar belos banhos.
O Rio Paiva é o rio menos poluído de Europa.
No Rio Paiva, praticam-se alguns desportos: canoagem, rafting... Também há quem faça rappel na ponte de Alvarenga.



Carreira dos Moinhos



Conjunto de 17 moinhos de rodízio, dispostos em carreira, que devem constituir um caso único no país. Localizado na freguesia de Alvarenga, este grupo é conhecido pela “carreira dos moinhos” e servido por uma água comum. Construídos em xisto e cobertos de ardósia, inserem-se na arquitectura tradicional da região.




Alvarenga vista do sr.dos Aflitos




Alvarenga - Já foi sede de concelho, tendo sido anexada ao de Arouca, em 1836. No centro da povoação de Trancoso estão implantados o Pelourinho, datado de 1590 e a antiga Câmara, do ano de 1520. Alvarenga, para além dos seus atractivos naturais, é também conhecida pelos famosos “bife” e “vitela”, que só por si valem a visita.

Breve Resumo Histórico de Alvarenga