A ponte de Alvarenga foi começada a ser construída por volta do ano de 1770, ficando concluída em 1791. É provável que tivesse existido uma outra ponte no local onde se encontra a actual construção que remonta ao séc. XVIII. A actual obra foi mandada construir por alvará de D. Maria I, de 15 de Fevereiro de 1791. Os custos importaram em 3.300 reis. Foi determinante na execução desta obra, o facto de um prelado Lamecense, D. Manuel de Vasconcelos Pereira, ter estado em risco de morrer afogado quando tentava atravessar nesse mesmo local do rio numa barca e esta se virou devido as condições do caudal do rio que estava em cheia, no local onde viria a ser edificada a actual construção. A ponte apresenta uma altura de cerca de 20,80m e é em cantaria, tem 2 arcos de volta inteira, sendo o maior destinado ás aguas do rio e o outro para os pescadores. A extensão do vão do primeiro é de 16,40m e do segundo 2,50m. O comprimento total da ponte é de 42 metros e a largura da plataforma da faixa de rodagem 4,33m. Estabelece a ligação entre Arouca e Alvarenga
O Rio Paiva nasce na Serra de Leomil. Desagua no Rio Douro, no lugar do Castelo.
O Rio Paiva passa na freguesia de Alvarenga, por entre montanhas verdejantes de grande beleza. Tem umas pequenas praias da Paradinha e o Areinho – onde podemos tomar belos banhos.
O Rio Paiva é o rio menos poluído de Europa.
No Rio Paiva, praticam-se alguns desportos: canoagem, rafting... Também há quem faça rappel na ponte de Alvarenga.
TERÇA-FEIRA, OUTUBRO 17, 2006
Carreira dos Moinhos
Conjunto de 17 moinhos de rodízio, dispostos em carreira, que devem constituir um caso único no país. Localizado na freguesia de Alvarenga, este grupo é conhecido pela “carreira dos moinhos” e servido por uma água comum. Construídos em xisto e cobertos de ardósia, inserem-se na arquitectura tradicional da região.
TERÇA-FEIRA, OUTUBRO 17, 2006
Alvarenga vista do sr.dos Aflitos
Alvarenga - Já foi sede de concelho, tendo sido anexada ao de Arouca, em 1836. No centro da povoação de Trancoso estão implantados o Pelourinho, datado de 1590 e a antiga Câmara, do ano de 1520. Alvarenga, para além dos seus atractivos naturais, é também conhecida pelos famosos “bife” e “vitela”, que só por si valem a visita.
Breve Resumo Histórico de Alvarenga